ORCID iD icon

POSTS RECENTES

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Jean Piaget por Ives de La Taille (Col. Grandes Educadores)


Biólogo de formação, psicólogo que estudou o desenvolvimento cognitivo, filósofo por afinidade, Piaget construiu uma obra longa, coerente e sistematizada. Os conceitos que cunhou marcaram o campo da Pedagogia a tal ponto que muitos o consideram, erroneamente, um educador. Para guiar o professor que pretende conhecer melhor o tema, este vídeo apresenta de forma clara os principais conceitos piagetianos. 


Jean Piaget é considerado um dos pensadores mais importantes do século XX. Um dos anos mais marcantes de sua carreira foi 1919, quando Jean Piaget iniciou seus estudos experimentais sobre a mente humana e deu início à pesquisa sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas. O conhecimento na área de Biologia levou o escritor a considerar o desenvolvimento cognitivo de uma criança como sendo uma evolução gradativa. Durante sua vida, Jean Piaget escreveu mais de 50 livros e muitos artigos, das quais a obra mais renomada chama-se Epistemologia Genética. A teoria de Piaget explica como o conhecimento é adquirido e montado na mente humana, desde a infância até a fase adulta. Piaget tem obras reconhecidas em todo mundo que contribuem para compreensão da formação e construção do intelecto. O teórico explica todo o processo de construção do conhecimento e como desenvolver melhores métodos pedagógicos nos sistemas de ensino já existentes. 

Principais obras de Jean Piaget: 

  • A Equilibração das Estruturas Cognitivas. Problema central do desenvolvimento, 1976 
  • A Epistemologia Genética e a Pesquisa Psicológica, 1974 
  • A Epistemologia Genética, 1971 
  • A Construção do Real na Criança, 1970

Conteúdo: Histórico e epistemologia genética; Inteligência; Conceitos piagetianos; Estágio sensório-motor; Estágio pré-operatório; Estágio Operatório; Estágio operatório concreto e formal; Desenvolvimento moral; Piaget e a educação; Mitos; O método de pesquisa; Indicações de leitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário!