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terça-feira, 8 de maio de 2018

Fichamento: A contribuição da Psicologia para a Educação. (Kester Carrara)



TEXTO 1: A contribuição da Psicologia para a Educação.
AUTOR (A): Kester Carrara
ANO: 2006
PALAVRAS-CHAVE: Educação. Psicologia. Pedagogia. Psicologia da Educação
REFERÊNCIA: Carrara, K. A contribuição da Psicologia para a Educação. Pedagogia Cidadã: cadernos de formação: Psicolo­gia da Educação. São Paulo: UNESP, Pro-Reitoria de Graduação, 2006, 3a ed.


FICHAMENTO

Este estudo promove uma abordagem introdutória sobre alguns dos temas e das formas pelas quais a Psicologia, mesmo em um contexto histórico imerso em polêmicas  em sua trajetória para constituir-se enquanto ciência e ainda assim, tem-se tornado indissociável em relação à Educação que constitui, por excelência, uma área de aplicação das descobertas originá­rias de várias ciências e fontes do conhecimento. Ressalta sobre o desafio dos educadores, que além da complexa tarefa de proceder uma articulação relevante e competente dessa multiplicidade cognitiva, assume a incômoda responsabilidade pela tomada de decisões sobre qual alternativa concei­tual adotar no processo educacional. Pontua sobre as divergências entre a abrangência da Educação e a complexidade das abordagens psicológicas, tais como pluralidade de concepções teóricas, epistemológicas e metodológicas referentes às diversas concepções de determinadas frentes da Psicologia. Destacando assim, que um conjunto de pressupostos educacionais sustentados por evidências empíricas e argumentos lógicos academicamente convincentes, obrigando aos professores a função de seguir re­gras pré-determinadas por “guias curriculares” ou documentos afins, onde se delimita, além dos conteúdos “apro­priados”, uma série de cânones com o poder de definir o que é “certo” ou “errado” didática ou pedagogicamente,  pois em caso de negativa, correm o risco da execração institucional. No que concerne à participação da Psicologia no processo educacional, permanece na dependência das próprias dificuldades internas dessa ciência em encontrar sua verdadeira identidade ou, ao menos, em consolidar seus esforços em torno de um arcabouço teórico e prático mutuamente aceitável entre as diferentes correntes. E afirma que, a Psicologia não pode ser entendida como um apêndice que complementa o processo educacional; nem pode ser confundida com o próprio processo educacional, portanto a sistematização de estudos e pesquisas que proporcionem conhecimento seguro e consistente a respaldar as ações educativas é absolutamente necessária e inadiável. Entre as influências distintas das diversas abordagens da Psicologia na Educação, estão a Psicanálise, Behaviorismo Radical, Escola de Vigotski, e outras teorias. Para o autor, é imprescindível que o educador antes de tomar decisão quanto ao segmento e suas implicações para os envolvidos no processo educacional, deve aprofundar-se nos detalhes superficiais da Psicologia.


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