TEXTO 1: A contribuição da Psicologia
para a Educação.
AUTOR (A): Kester Carrara
ANO: 2006
PALAVRAS-CHAVE: Educação. Psicologia.
Pedagogia. Psicologia da Educação
REFERÊNCIA: Carrara, K. A contribuição da Psicologia para a
Educação. Pedagogia Cidadã: cadernos de formação: Psicologia da Educação. São
Paulo: UNESP, Pro-Reitoria de Graduação, 2006, 3a ed.
FICHAMENTO
Este estudo promove uma
abordagem introdutória sobre alguns dos temas e das formas pelas quais a
Psicologia, mesmo em um contexto histórico imerso em polêmicas em sua trajetória para constituir-se enquanto
ciência e ainda assim, tem-se tornado indissociável em relação à Educação que
constitui, por excelência, uma área de aplicação das descobertas originárias
de várias ciências e fontes do conhecimento. Ressalta sobre o desafio dos
educadores, que além da complexa tarefa de proceder uma articulação relevante e
competente dessa multiplicidade cognitiva, assume a incômoda responsabilidade
pela tomada de decisões sobre qual alternativa conceitual adotar no processo
educacional. Pontua sobre as divergências entre a abrangência da Educação e a
complexidade das abordagens psicológicas, tais como pluralidade de concepções
teóricas, epistemológicas e metodológicas referentes às diversas concepções de
determinadas frentes da Psicologia. Destacando assim, que um conjunto de
pressupostos educacionais sustentados por evidências empíricas e argumentos
lógicos academicamente convincentes, obrigando aos professores a função de
seguir regras pré-determinadas por “guias curriculares” ou documentos afins,
onde se delimita, além dos conteúdos “apropriados”, uma série de cânones com o
poder de definir o que é “certo” ou “errado” didática ou pedagogicamente, pois em caso de negativa, correm o risco da
execração institucional. No que concerne à participação da Psicologia no
processo educacional, permanece na dependência das próprias dificuldades
internas dessa ciência em encontrar sua verdadeira identidade ou, ao menos, em
consolidar seus esforços em torno de um arcabouço teórico e prático mutuamente
aceitável entre as diferentes correntes. E afirma que, a Psicologia não pode
ser entendida como um apêndice que complementa o processo educacional; nem pode
ser confundida com o próprio processo educacional, portanto a sistematização de
estudos e pesquisas que proporcionem conhecimento seguro e consistente a
respaldar as ações educativas é absolutamente necessária e inadiável. Entre as
influências distintas das diversas abordagens da Psicologia na Educação, estão
a Psicanálise, Behaviorismo Radical, Escola de Vigotski, e outras teorias. Para
o autor, é imprescindível que o educador antes de tomar decisão quanto ao
segmento e suas implicações para os envolvidos no processo educacional, deve
aprofundar-se nos detalhes superficiais da Psicologia.
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