Sinopse:
Bestseller internacional considerado pela crítica um clássico da literatura latino-americana, "A Casa dos Espíritos", romance transcendental de Isabel Allende, conta a saga da turbulenta e numerosa família Trueba, do Chile, com o seu patriarca angustiado e suas mulheres clarividentes. Trata-se de uma narrativa vertiginosa que se alimenta de si mesma e parece tender ao infinito. É no seu desfecho que se alcança o efeito trágico da obra cujo limite não é o esgotamento das narrativas, mas um golpe de Estado que metamorfoseia as narrativas em sangue nas sarjetas e as palavras em silêncio. Num panorama da história chilena que vai de 1905 a 1975, desfilam personagens como Esteban Trueba, latifundiário e senador; Clara, sua mulher clarividente e Alba, sua neta, jovem, socialista e, portanto adversária do patriarca e de seus cúmplices.
Um livro sensacional!!!
A leitura é envolvente, não há modos de não se emocionar com a família. E nesse momento acadêmico, estudando história da educação e sociologia, claramente consigo identificar situações contextualizadas na trama da história.
O livro foi publicado no ano em que nasci, 1982.
Já havia assistido o filme, 'A casa dos espíritos' (dirigido por Bille Auguste, 1993/adaptação do livro), porém por indicação de uma pessoa muito querida, resolvi começar a ler os livros dessa autora e a minha primeira escolha, foi justamente 'A casa dos espíritos'.
Antes de ler o livro, assisti o filme novamente, por ser uma adaptação, os rumos da trama são diferentes, alguns personagens do livro não constam no filme. E quando penso em Clara, só me vem a mente a imagem de Meryl Streep (...ela é maravilhosa, uma grande atriz a quem admiro).
Afirmo que, o filme é bom, mas o livro é sensacional!
Curiosidade
Isabel é prima de Salvador Allende - A eleição de Salvador Allende parecia o começo de uma nova era no Chile. Suas políticas eram direcionadas para a população carente do país. No entanto, os Estados Unidos enxergavam o líder político como uma ameaça comunista e patrocinaram um golpe de estado. Augusto Pinochet assumiu o poder e instaurou uma ditadura, o que forçou o exílio de Isabel e sua família na Venezuela.
Fonte: Estante Virtual
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por deixar seu comentário!