Recapitulação de uma das primeiras aulas de Fundamentos Teóricos Metodológicos da Língua Portuguesa.
O professor bem capacitado sabe usar a linguagem a seu favor e à favor de seus alunos. As diferentes configurações no ensino da língua dependem da concepção de linguagem. É imprescindível que o professor conheça as diferenças entre os tipos de concepções de linguagem, para que esteja ciente de sua prática e de qual tipo de aluno deseja formar.
- Linguagem como expressão de pensamento - quem fala ou escreve errado não sabe pensar.
- Linguagem como um instrumento de comunicação - apenas decodifica códigos.
O enfoque sócio-interacionista: Aula pautada em textos
Como recusa à alienação do tradicionalismo, o professor que elege a prática da concepção interacional da linguagem, acolhe estas variedades linguísticas sem preconceito, respeitando-as sem críticas para não bloquear o aprendizado, pois são úteis à comunicação e interação social, com isso ressalta-se a ideia de que o mundo da cognição e o mundo da vida estão interligados e influenciam-se mutuamente (BAKHTIN, 2002).
A concepção interacionista é utilizada desde o século passado por ser uma forma eficiente de formar um sujeito crítico, pois através da leitura de textos com ênfase em análise de conteúdo, é possível compreender além das entrelinhas e de mera interpretação, e mais, possibilita também o reconhecimento da estrutura dos diversos tipos textuais, comparações de ideias, além de troca de impressões com terceiros.
A consolidação do hábito de ler desde a educação infantil, trabalhando sempre com temas diversificados, remete a formação tanto de bons leitores quanto de bons escritores. Pois o estímulo a leitura em consonância com a prática interacionista favorece a evolução na forma da escrita proporcionando o desenvolvimento de um estilo próprio e incorporação de novo vocabulário.
Portanto, o professor que opta pela concepção de linguagem interacionista deve atuar como mediador no processo ensino-aprendizagem, todavia considerar que a escola é um espaço privilegiado de aprendizagem associado ao contexto sócio-histórico-cultural e à subjetividade dos alunos.Sendo assim, é fato que não existe linguagem dissociada do ser humano, pois esta existe para ele e por ele, é o que o diferencia.
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