A Psicologia: uma breve retrospectiva de sua evolução histórica
Pontos principais da introdução do curso Psicologia da Educação/INEAD
Utilizei o material para estudos e estou compartilhando, partindo da reorganização que fiz para estudar.
PSICOLOGIA
Na ótica do senso comum, é "resultado das experiências de vida dos homens em geral, e que, por isso mesmo, na maior parte das vezes se constitui de erros e acertos. "Enquanto ciência, "busca compreender o processo evolutivo e o comportamento do ser humano tem sua origem inegavelmente nas especulações mais remotas, emergidas do dia-a-dia do senso comum, para uma atividade mais sistemática, mais racional, profundamente influenciada pela visão de mundo do investigador, pelo seu sistema de crenças e valores – a Filosofia".
- "O termo Psicologia tem origem grega, sendo derivado da junção de duas palavras - Psyché e logos - significando o ―estudo da mente ou da alma.", na atualidade "define-se Psicologia como a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais do ser humano."
Ainda há controvérsias entre os teóricos quanto a psicologia, ter ou não alcançado um estatuto de ciência, porém já é reconhecida na
cultura ocidental contemporânea.
OBJETO DE ESTUDO
- as funções básicas do comportamento humano (aprendizagem, memória, linguagem, pensamento, emoções e motivações);
- questões sociais, típicas da natureza gregária e das formas de vida social do Ser humano;
- os ciclos de vida e os aspectos do processo de desenvolvimento do Ser humano;
- a saúde, suas perturbações e as patologias apresentadas pelo Ser humano, bem como pelas organizações humanas.
INFLUÊNCIAS FILOSÓFICAS
- A história da Psicologia se confunde nos seus primórdios com a Filosofia.
- "Muitas e significativas foram às influências da Filosofia no processo de cientificação da Psicologia."

- Desde a Antiguidade, os filósofos se ocuparam com os mesmos questionamentos, as mesmas reflexões acerca da natureza do ser humano, os quais permanecem sendo investigados pelos psicólogos até hoje. Contudo, a distinção significativa entre a Psicologia moderna e seus antecedentes filosóficos aponta para a abordagem metodológica e as técnicas empregadas, por uma e por outra, no estudo da natureza humana.
Antiguidade Clássica até o último quarto do século XIX: Os filósofos preocupavam-se em estudar a natureza humana e
para isso empregavam como método a especulação, a intuição e
a generalização baseadas em sua limitada experiência sensorial.
Século XVII: a filosofia que iria alimentar a nova Psicologia
estava impregnada do espírito do mecanicismo, o qual concebia o
universo como uma grande máquina. Segundo essa doutrina,
todos os processos naturais podem ser explicados pelas leis da
física, porque são mecanicamente determinados, ou seja, todo ato é determinado por eventos passados.
Seguidores do mecanicismo: O físico inglês Robert Boyle, o astrônomo alemão Johannes Kepler e o filósofo francês René Descartes.
Seguidores do mecanicismo: O físico inglês Robert Boyle, o astrônomo alemão Johannes Kepler e o filósofo francês René Descartes.
Relação determinismo x mecanicismo: Do determinismo decorre naturalmente a previsibilidade dos fenômenos, e isso autoriza os cientistas a adotarem o reducionismo como método de análise característico de todas as ciências em desenvolvimento, inclusive a nova Psicologia.
PRIMEIRAS ABORDAGENS TEÓRICAS DA PSICOLOGIA MODERNA
- para ser reconhecida e instituída, a Psicologia teria que adotar os mesmos métodos utilizados para o estudo do universo físico, para explorar, estudar e prever os processos e o comportamento humano. Esses métodos, considerados eficazes, eram experimentais e quantitativos.
- A partir do século XVII, o mundo se organizava em torno de novas concepções, novos valores, um novo paradigma. Assim, uma nova Psicologia também estava sendo germinada, e que para ser reconhecida e instituída teria que adotar os mesmos métodos utilizados para o estudo do universo físico, para explorar, estudar e prever os processos e o comportamento humano. Esses métodos, considerados eficazes, eram experimentais e quantitativos.
Empirismo, Positivismo e Materialismo
Daí, tinha-se um panorama de
idéias onde se entendia que os fenômenos psicológicos eram
constituídos de provas factuais, observacionais e quantitativas, e
eram sempre baseados na experiência sensorial. Por muito tempo, a Psicologia tinha sido considerada puramente
mecanicista. Posteriormente, o espírito materialista gerou idéias
de que a consciência poderia ser explicada através e em termos
da Física e da Química e os pesquisadores se concentraram na
estrutura anatômica e fisiológica do cérebro.
EMPIRISMO:
Ao longo da história, o conhecimento até então obtido por esses
métodos, os conceitos, a visão que se tinha das coisas, os
dogmas filosóficos e teológicos do passado que vinculavam a
ciência passaram a ser questionados, gerando um processo de
mudança que vai dar lugar ao domínio do empirismo. diferente do racionalismo, afirma que todo
conhecimento é adquirido pela percepção do mundo externo ou
pelo exame da nossa atividade mental, reconhecendo a
experiência como única fonte válida de conhecimento.
POSITIVISMO:
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Auguste Comte (1798-1857) - Pai do Positivismo |
... em meados do século XIX o pensamento europeu foi impregnado por um novo espírito.
O Positivismo, que limitou-se apenas a fatos cuja verdade estava acima de qualquer suspeita, ou seja, que poderiam ser comprovados cientificamente, que poderiam ser observados e eram indiscutíveis.
O Positivismo, que limitou-se apenas a fatos cuja verdade estava acima de qualquer suspeita, ou seja, que poderiam ser comprovados cientificamente, que poderiam ser observados e eram indiscutíveis.
ORIGEM DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA
O berço da Psicologia Científica é, portanto, a Alemanha do final do século XIX.
A constituição do referencial científico esteve, como está, diretamente correlacionada com as necessidades da humanidade.
A constituição do referencial científico esteve, como está, diretamente correlacionada com as necessidades da humanidade.
É natural conceber que, subjacente à ordem econômica e social, está sempre um sistema de pensamento, de valores e assim, contemporâneo ao surgimento e desenvolvimento da ciência, desenvolvia-se um novo sistema de pensamento, que poderia ser sintetizado assim:
- o homem passou a ser concebido como um ser livre, capaz de construir seu futuro;
- os dogmas da Igreja foram questionados;
- o conhecimento tornou-se independente da fé;
- a racionalidade do homem apareceu, então, como a grande possibilidade de construção do conhecimento.
Estavam dadas as condições materiais para o desenvolvimento da ciência moderna.
As idéias dominantes no panorama da ciência moderna podem
ser assim traduzidas:
- o conhecimento é fruto da razão;
- a possibilidade de desvendar a Natureza e suas leis pela observação rigorosa e objetiva;
- a busca de um método rigoroso, que possibilitasse a observação para a descoberta dessas leis;
- a necessidade (decorrente) de os homens construírem novas formas de produzir o conhecimento.
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René Descartes |
A visão dualista sobre a relação mente e corpo:
Qual é a relação entre mente e corpo?
A mente e o corpo influenciam-se mutuamente?
... ou só a mente influencia o corpo conforme se pensava até então?
Descartes responde a essa questão com a Teoria do interacionismo mente-corpo, segundo a qual mente e corpo, apesar de serem duas entidades distintas, são capazes de exercer influências mútuas e interatuar no organismo humano. Ele concluiu que a razão mediava todas as relações objeto/sujeito, e só através dela é que se pode chegar à verdade sobre as coisas.
- Fez severa crítica ao sensualismo, afirmando que os sentidos poderiam enganar.
... fez uma passagem pela história da Psicologia que fica inscrita. Após ele, a ciência moderna e a Psicologia se desenvolveram rapidamente.
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Wilhelm Wundt - Pai da Psicologia Científica |
Wilhelm Wundt é ele quem, nos primeiros anos da evolução da
Psicologia como disciplina científica distinta, influencia essa nova
ciência e determina seu objeto de estudo, seu método de
pesquisa, os tópicos a serem estudados e seus objetivos.
A Psicologia científica nasce quando, no século XIX, Wundt
preconiza a Psicologia ―sem alma e passa a ligar-se às
especialidades da Medicina, adotando o método de investigação
das ciências naturais como critério rigoroso de construção do
conhecimento.
Ciências e Psicologia
- Psicologia científica como tal, não escapa das influências desse movimento histórico da ciência em geral.
- Algumas descobertas no campo da Fisiologia, Neuroanatomia e Neurofisiologia são bastantes relevantes para o avanço da própria Psicologia científica.
- Wilhelm Wundt ao desenvolver a noção do paralelismo psicofísico e criar o método do introspeccionismo na Universidade de Leipzig (o primeiro laboratório de Psicofisiologia), na Alemanha, lhe fez merecer o título de Pai da Psicologia Científica.
Separação Psicologia/Filosofia
A Psicologia Científica vai se libertando da Filosofia,
e isso se dá à medida que define seu objeto de estudo, delimita
seu campo de estudo, diferenciando-o de outras áreas do
conhecimento, formula métodos de estudo próprios para seu
objeto próprio de estudo e formula teorias, que vão constituir um
corpo consistente de conhecimento, com autonomia
metodológica, e assim galga o estatuto de Ciência.
Embora a psicologia cientifica tenha nascido na Alemanha, é nos Estados Unidos que ela encontra campo para um rápido crescimento,resultado do grande avanço econômico que colocou os Estados Unidos na vanguarda do sistema capitalista. É ali que surgem as primeiras abordagens ou escolas em psicologia, as quais deram origem às inúmeras teorias que existem atualmente. Essas abordagens são:
- O funcionalismo, de William James (1842-1910).
- O Estruturalismo, de Edward Titchner (1867-1927)
- O Associacionismo, de Edward L. Thorndike (1874-1949).
Funcionalismo: Pode ser considerado a primeira sistematização de conhecimentos em Psicologia.
- Uma Psicologia que por ser construída numa sociedade pragmática, está voltada para seu desenvolvimento econômico.
- Perguntas norteadoras: preocupa-se em responder "o que fazem os homens" e "por que o fazem".
- Os estudos funcionalistas elegeram a consciência como o centro de suas preocupações.
- Objetivo: a busca pela compreensão de seu funcionamento.
- Titchner propõe, contudo, que se estude a consciência em seus aspectos estruturais, isto é, os estados elementares da consciência tomados como estruturas do sistema nervoso central, adotando o mesmo método de observação de Wundt, o introspeccionismo.
- Ainda é uma noção estruturalista a de que todos os conhecimentos psicológicos são eminentemente experimentais, produzidos em pesquisas de laboratório.
Associacionismo: Este termo origina-se da concepção de que a
aprendizagem se dá por um processo de associação das idéias
— das mais simples às mais complexas, de modo que a
aprendizagem de um conteúdo complexo, requer primeiro o
aprendizado de idéias mais simples, que estariam associadas
àquele conteúdo.
- Edward L. Thorndike Principal representante da escola associacionista, foi o responsável pela formulação da primeira teoria de aprendizagem na Psicologia. Sua produção de conhecimento se dava em torno da visão de utilidade deste conhecimento, muito mais do que por questões filosóficas, como sempre ocorrera na Psicologia.
- Thorndike ainda formulou também a Lei do Efeito, que viria a ser de grande utilidade para a Psicologia Comportamentalista e de acordo com a qual, todo comportamento de um organismo vivo (um homem, um rato etc.) tende a se repetir, se for recompensado (efeito) assim que emitir o comportamento. Por outro lado, o comportamento tenderá a não acontecer, se o organismo for castigado (efeito) após sua ocorrência. Pela Lei do Efeito, o organismo irá associar essas situações com outras semelhantes, generalizando essa aprendizagem para o contexto maior da vida.
As três escolas (Associacionismo, Estruturalismo e
Funcionalismo) da Psicologia Científica constituíram-se
em matrizes para o desenvolvimento de outras abordagens teóricas, no
século XX, dentre as quais as três mais importantes são: o
Behaviorismo, a Gestalt e a Psicanálise.
Behaviorismo: teoria também conhecida como Teoria S-R (Estímulo-Resposta).
BEHAVIORISMO (1): METODOLÓGICO E RADICAL
BEHAVIORISMO (2): COMPORTAMENTO OPERANTE
- Criada por John Watson, psicólogo americano.
- Teve um desenvolvimento grande nos Estados Unidos, em razão de sua aplicabilidade prática.
- Sua contribuição mais importante foi à definição do fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de comportamento (behavior). Essa tendência teórica, por esse motivo, foi designada como Behaviorismo, ou também, Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento, Análise do Comportamento.
- Atualmente, entende-se o comportamento como uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente, ou seja, o comportamento não é mais visto como uma ação isolada. As interações entre o ambiente (as estimulações) e as ações do indivíduo (suas respostas), são objetos de estudo do Behaviorismo.
- O mais importante dos behavioristas que sucederam Watson foi B. F. Skinner (1904-1990), cuja produção teórica tem, até hoje, influenciado muito a Psicologia americana e a Psicologia dos países onde esta tem grande penetração, como o Brasil.
- Conhecida por BEHAVIORISMO RADICAL, termo cunhado pelo próprio Skinner, em 1945, para designar uma filosofia da Ciência do Comportamento (que ele se propôs defender) por meio da Análise Experimental do Comportamento, tem sua base teórico-conceitual na formulação do comportamento operante.
- O Condicionamento operante é a modificação do comportamento (reações e ações de do ser humano), através do controle das consequências que se seguem a um determinado comportamento.
Gestalt: Defende a ideia de que o comportamento deve ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do sujeito.
Os gestaltistas não veem o cérebro como uma máquina que recebe e armazena as informações que recebemos pelos sentidos. O cérebro é um sistema cuja atividade eletroquímica transforma as informações recebidas pelos sentidos. A atividade cerebral, segundo a Gestalt, funcionaria de maneira a interpretar e organizar a informação bruta recebida pelos sentidos criando configurações, totalidades organizadas que, como estudamos no vídeo anterior, chamados de Gestalt ou, no plural, Gestalten. (YOUTUBE/Didatics).
- Diferentemente do Behaviorismo, tem seu berço na Europa, onde surge para negar e combater a fragmentação das ações e processos humanos, nos estudos realizados pelas tendências da Psicologia científica do século XIX.
- Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Kôhler (1887-1967) e Kurt Koffka(1886-1941), são representantes de peso desta teoria. Eles se ocuparam em seus estudos de tentar compreender quais os processos psicológicos envolvidos na percepção.
- Teve como postulado principal a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade, e é a tendência teórica do século XX mais ligada à Filosofia, além de se apresentar como uma das tendências teóricas mais coerentes e coesas da história da Psicologia.
- Tem na noção de percepção o ponto de partida e também um dos temas centrais de suas investigações e postulações teóricas.
- A forma como o indivíduo percebe os processos, são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.
Psicanálise: É uma teoria nascida do trabalho de Sigmund Freud (1856-
1939), na Áustria, a partir de sua prática médico-clínica, e traz
para a Psicologia uma grande contribuição que consiste em ter
recuperado a importância da afetividade.
- Tem como grande inovação a elaboração do conceito de inconsciente, tomado como seu objeto de estudo, e a descoberta da sexualidade infantil, rompendo assim com a tradição da Psicologia, até então definida como a ciência da consciência e da razão.
- Freud formula A Segunda Teoria do Aparelho Psíquico, introduzindo os conceitos de ID, EGO e SUPEREGO, referindo-se aos três sistemas da personalidade.
A teoria de Sigmund Freud, a psicanálise, teve um impacto enorme na forma como entendemos a mente humana e, claro, na educação. (Youtube/Didatics)
TEORIA ESTRUTURAL DE FREUD
- O termo Psicanálise também é usado para referir-se a um método de investigação e uma prática profissional.
EM SÍNTESE:
1 - Do Behaviorismo, o surgimento das abordagens do Behaviorismo
Radical (B. F. Skinner) e do Behaviorismo Cognitivista (A. Bandura e,
atualmente, K. Hawton e A. Beck).
2 - O quase desaparecimento da Gestalt, enquanto teoria
psicofisiológica. Entretanto, a tradição filosófica que a
fundamenta — a Fenomenologia — avançou por caminhos
diferentes, dentre eles o de associar-se ao campo
da Psicologia Existencialista, configurando contemporaneamente uma
vertente da Psicologia que se volta para discutir as bases da
consciência através dos ensinamentos de Jean Paul Sartre.
3 - Da Psicanálise originaram-se inúmeras abordagens, como
a Psicologia Analítica (Cari G.Jung) e a Reichiana(W. Reich) —
dissidências que construíram corpos próprios de conhecimento; e
a Psicanálise Kleiniana (MelanieKlein) e a Psicanálise Lacaniana (J. Lacan),
que deram continuidade à teoria freudiana.
4 - Na Psicanálise, a história do sujeito é singular e cada palavra,
expressão ou simbológica, tem um significado único que diz
respeito a história pessoal de cada um.
Psicologia da Educação: origem e evolução histórica.
Após essa visão panorâmica da Psicologia Científica, campo de
onde se especializa a Psicologia da Educação.
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