ORCID iD icon

POSTS RECENTES

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Sobre o documentário "Sementes do nosso quintal"


O longa fez parte da 36º Mostra Internacional de São Paulo 
e foi eleito pelo público o melhor documentário brasileiro. 

SINOPSE: O filme retrata o cotidiano de uma escola de educação infantil sem precedentes que, através do pensamento-em-ação de sua idealizadora, a controversa e carismática educadora Therezita Pagani, nos revela o potencial estruturante da educação infantil verdadeira, firme e sensível.


Todos os trailers em Videocamp


Therezita Pagani, 2018 (Te -Arte)
Imagine uma escola que é a cara de casa de vó! Essa é a escola da Tetê! Aqui impera o lúdico, o protagonismo infantil, o respeito pela fase de desenvolvimento de cada criança, o reconhecimento pelas suas vitórias. Todo o processo de aprendizagem parte do lúdico, da criatividade, reforça a ideia da importância de aprender brincando, valorizando o coletivo. 

Na Te-Arte, localizada no bairro do Butantã, em São Paulo (SP), não há a velha formatação da sala de aula convencional em que alunos ficam engessados na cadeira, debruçados em livros, seguindo uma rotina rígida e mergulhada em formalidade. Nesta escola, a criança tem liberdade de expressar seus sentimentos, suas frustrações, experimentar, explorar seu campo sensorial, descobrir e explorar.

Aqui não há estrutura moderna e repleta de vidros e paredes que segregam turmas por idades, não mesmo! Com Tetê, a turma aprende unida, brinca com os bichos, aprende a valorizar a natureza, pega na terra, aprende o que é certo ou errado conforme suas ações e a dos outros, leva bronca quando precisa, fazem trabalhos manuais, passam de forma natural pelo processo de autoconhecimento, descobrem habilidades musicais e muito mais. 

Mas quem disse que apenas os pequenos usufruem dessas lições? A família também participa de todo o processo! Além do que, como uma grande lição de vida, Tetê com sua simplicidade nos fala e mostra realidades que por convenção esquecemos, que crianças precisam ser ouvidas, precisam de limites e sobre os laços familiares que sempre devem ser reforçados.

Quem ainda não assistiu esse documentário, deve assistir! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário!