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sábado, 7 de abril de 2018

Sociologia: Karl Marx x Educação



Suas ideias são clássicas e atemporais, pois podemos aplicá-las na nossa atualidade!!

Max faz crítica severa ao capitalismo, devido à exploração do trabalhador. E na educação...

Conhecimento é poder!

O sistema de elite é para atender as classes dominantes!

Sabemos que as escolas de elite preparam seus estudantes para uma vida competitiva, para o mundo capitalista. Há escolas que oferecem uma diversidade de atividades (línguas e esportes diversos), estrutura 'de shopping center', materiais primorosos, professores com qualificações diferenciadas, qualidade de ensino que prepare para o vestibular, ENEM e disputas internacionais... enquanto, as escolas públicas, dificilmente oferecem carteiras adequadas, material ou estrutura digna, além de professores mal-remunerados e mal-preparados.

Daí, vemos claramente o sucateamento da escola pública, falta de verba em pesquisa e educação... se preparar o pobre para a competitividade do mercado, reduz o espaço da elite. E já sabendo que a maioria da população é focada no consumo, principalmente a classe média que consome mais do que os extremamente ricos e os extremamente pobres. Quanto mais alienação, melhor! Ninguém reclama, elite (inclusive os políticos - em tese, empregados do povo/muito bem remunerados, por sinal) segue com sua vidinha de viagens e consumo; pobre segue passando necessidade, sem moradia digna, alimentação decente e outros itens básicos de sobrevivência...Educação básica soterrada na precariedade. Se adoecer? SUS... em que condições? Quanto tempo numa fila para ser atendido?? Às vezes, não dá tempo. E quem tem plano de saúde? Diversas limitações, inclusive ter que esperar meses para conseguir uma simples consulta, pois alguns médicos priorizam atendimento particular. Autonomia do povo? Zero!

Sem contar, que aqueles professores que atuam em instituições públicas e privadas, simultaneamente, agem  de modo distinto, não generalizando!

Educação é uma ferramenta poderosa, não é para menos que vemos explicitamente o sucateamento das escolas públicas. Quanto menos conhecimento ao dispor do povo, mais a alienação se faz presente, prova disso é a reprodução de ideias (repetição de ideias sem buscar embasamento ou fundamentação) que prejudicam mais aos menos favorecidos, assim como aceitação de uma realidade injusta e a desigualdade social que parece não ter solução.


Paulo Freire na obra 'Pedagogia do Oprimido', refere que é necessário ter conhecimento para construir sua própria história.

Proletários - desprovidos de meios, sem autonomia.

Burguesia - Lembrando que quem condicionou a Revolução Francesa, foi a burguesia. São donos dos meios de produção, da política e economia... com isso, podem produzir sua própria história (classe dominante).

O professor/educador para fazer a diferença deve ter uma boa preparação/formação, comprometimento, direitos assegurados, salário justos... motivação.

Qual a justificativa para a privatização do sistema de ensino no país??

Profissionais da educação tem baixos salários, precariedade da formação inicial dos professores, burocratização dos trabalhos do docente... temos provas incontestáveis da intenção de sucateamento da educação como afirma a Professora Marília Freitas no artigo A contribuição da Sociologia da Educação para a compreensão e educação escolar. Inclusive já postei sobre ele como indicação aqui no blog.

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