ORCID iD icon

POSTS RECENTES

quarta-feira, 14 de março de 2018

Partida de Stephen Hawking (14.03.2018)


Diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) aos 21, Stephen Hawking não se abateu quando médicos estimaram que ele teria pouco tempo de vida (Matéria G1). Para quem não lembra sobre a ELA em específico, deve lembrar do "desafio do balde de gelo", em que muitos famosos gravaram vídeos, campanha essa iniciada nos EUA (jogar um balde de água gelada na cabeça ou doar para ALS Association) e que posteriormente virou febre entre famosos e gente comum.

 Uma carreira prolífica, com descobertas que geraram imensos debates na física teórica e na astronomia. (G1)

"O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, é a ilusão do conhecimento."
Considero-o um exemplo de persistência e dedicação, pois muitos desistiriam frente a um problema como a ELA, que é uma doença neurodegenerativa 'incapacitante' por causar grande limitação proveniente da fraqueza muscular progressiva, é irreversível e incurável. Bem, estar debilitado não foi razão para esse físico britânico parar sua vida ou carreira. 


O danado, para mim é exemplo de inquietude, brilhantismo e invejável determinação.

Seu campo de investigação científica é instigante, porém sua trajetória de vida é o que mais me chama atenção. Por tão pouco abrimos mão de sonhos ou desejos ao primeiro sinal de dificuldade, mas olhando sua vida sinto-me motivada e consigo claramente ver que, quem nos causa limitações não são as doenças que somos acometidos ou problemas que surgem na nossa trajetória, somos nós que nos limitamos e nos incapacitamos. 

Para saber um pouco mais, em 2014 foi a estreia do filme, 'A teoria de tudo', cujo roteiro foi baseado no livro de mesmo nome escrito por Jane, mulher do físico entre 1965 e 1995. Dirigido por James Marsh, o longa ganhou dois prêmios no Globo de Ouro – melhor ator de drama, para a atuação de Eddie Redmayne, e melhor trilha sonora – e recebeu cinco indicações ao Oscar: melhor filme, ator, atriz, roteiro adaptado e trilha sonora original.(informações G1).


Veja sua trajetória no infográfico abaixo:

Stephen Hawking: Astrofísico britânico morreu aos 76 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário!