ORCID iD icon

POSTS RECENTES

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Estágio em Educação Infantil



REGÊNCIA

Data: 08/12/2017

O planejamento da regência foi elaborado com base no que observei durante os dias de estágio, prender a atenção das crianças, tais como histórias com animais e imitação de sons, música e dança. Com base neste contexto, elaborei um livro utilizando papel A4 com desenhos feitos por mim.

Com base na ideia do livro " Viviana, a rainha do pijama" (S. Webb), resolvi criar um material bem colorido e todo feito a mão. Para dar um pouco mais de rigidez, colei em posters de revistas.

PS: Esqueci de tirar as fotos antes de o material ser manuseado pelas crianças 🙈

 A história de título “Nani e seus amigos em: A grande festa”, com 12 páginas, todo feito manualmente e multicolorido, contendo muitos desenhos de animais. De imediato, ao expor o material, a curiosidade tomou conta da turma e assim, junto às educadoras que encontravam-se na sala, organizamos as crianças em círculo.

Descrição da história: Uma menina chamada Nani, que em parceria com seus pets, a gata Maily e a Cadela Mel, resolveram fazer uma festa e convidar seus amigos com seus respectivos pets, através de cartinhas e junto com a resposta de comparecimento, solicitava a música favorita dos convidados. Cada qual representava um grupo, tais como fadas, soldados, realeza, índios, marinheiros, aventureiros, fazendeiros e ciclistas.



As peninhas são verdadeiras - colhidas no parque. As crianças, uma a uma, tocaram para exercitar a sensibilização.
CONVITES









Conforme fazia as leituras dos convites e respectivas respostas, cantávamos a música escolhida, dentre elas: “A dança da fadinha”, “Marcha Soldado”, “Se você está contente”, “Os indiozinhos”, “Marinheiro só”, “Negro lindo”, “Pintinho amarelinho” e “Caranguejo”.

A ideia original era que após cada música fosse dado o brinde confeccionado com base no contexto da história, todos feitos de papel, caneta colorida, lápis de cor e glitter. Contudo, precisei deixar para o final, pois causou agitação entre as crianças pela curiosidade, ocasionando desentendimento entre os pequenos. Dentre os brindes havia: varinhas para fadas, chapéus de soldado, coroas, cocares, barquinhos, borboleta, tartaruga, celulares Icreche e ovelhinhas.


Após finalizar os convites e as confirmações, cantei um trecho da música “Tempo de alegria” - Ivete Sangalo e joguei bexigas coloridas para o alto. Todos brincaram tanto com as bolas quanto com os brindes. Porém, a professora decidiu recolher para evitar disputa.

Acredito que as crianças gostaram, visto que interagiram cantando e dançando.😁🙏

Na maior parte do tempo, a maioria prestou atenção e mostraram-se curiosos a cada página. Um momento interessante foi quando na p.03, visualizaram o cachorro e fizeram imitação, assim como tocaram as peninhas de verdade que estavam coladas na página e também reconheceram alguns animais, como a aranha.


Em geral, como avaliação, foi satisfatória a experiência e consegui prender a atenção da maioria por tempo considerável e atendeu as minhas expectativas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário!