ORCID iD icon

POSTS RECENTES

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Dinâmica - Diversidade sexual para Fundamental II



     A diversidade cultural se opõe a homogeneização e a imposição cultural. Historicamente, os preconceitos são passados de geração em geração, e é notável que a sexualidade ainda é um assunto cercado por tabus sociais, mesmo em tempos de globalização. 
     É na escola, um espaço interacional, onde ocorrem os encontros entre diversidades de todos os tipos e práticas sociais. Deste modo, deve-se pensar no espaço escolar como o local propício para trabalhar a inclusão às diversidades e desconstrução do preconceito.
      Lima (2008, p.35) considera que o preconceito implica um sentimento ou uma ideia estereotipada de características individuais ou grupais, que correspondem a valores negativos. Contudo, é importante considerar que a sociedade brasileira é constituída pela pluralidade, o que torna imprescindível o trabalho de inclusão social, o que remete a importância da escola nesse sentido.

      A palavra inclusão pressupõe acolhimento, levando em consideração a aceitação, valorização e compromisso. A sensibilização e um novo olhar por parte de educandos e educadores nesta tarefa, com intuito de minimizar prejuízos acadêmicos e emocionais, faz-se essencial.

Um modo de trabalhar o assunto com o Fundamental II



Exibição do vídeo “Medo de quê?"

Sinopse: Desenho animado sem palavras, elaborado para provocar reflexões críticas que contribuem para o respeito à diversidade sexual e redução da homofobia entre homens jovens. Marcelo é um garoto que descobre o desejo e afetividade com outro rapaz jovem e o vídeo acompanha parte de sua trajetória. Marcelo é um garoto que, como tantos outros, é cheio de sonhos, desejos e planos. Descobre que sente atração afetivo-sexual por rapazes. Seus pais, seu amigo João e a comunidade onde vivem têm outras expectativas em relação a ele, que nem sempre correspondem aos desejos de Marcelo. Esse desenho animado sem falas é um convite à reflexão sobre esses medos e à busca de uma sociedade mais plural, solidária e cidadã.

Objetivo de aprendizagem (pode-se explorar a temática de acordo com a pretensão do educador e faixa etária/maturidade/cultura dos educandos):

Promover discussão sobre padrões de comportamento em relação ao namoro e a vivência de Marcelo, em experimentar uma relação hétero e homossexual;

Refletir a razão pela qual a sexualidade do outro causa incômodo;

●  Propiciar uma análise aos educandos sobre o comportamento e as expectativas e relações sociais do personagem (família, amigos, amor);

Inquirir aos educandos, se há certo ou errado quanto à orientação sexual do personagem, considerando o comportamento da família e amigos do mesmo;

● Refletir sobre as questões de intolerância às diversidades sexuais apresentadas no vídeo, observando o contexto nas entrelinhas da história;

Analisar sobre o que é o convencional na sociedade (heteronormatividade) e as relações homo afetivas;

Observar como os educandos pensam sobre as relações homo afetivas;

Promover reflexão sobre a empatia, cidadania, humanização.

Propiciar aos alunos, um olhar sensível e de respeito à livre orientação sexual, com a ideia de reduzir o ímpeto de discriminação e sexismo.

Promover uma reflexão sobre homossexualidade e homofobia, procurando sensibilizar os participantes a uma maior aceitação da diversidade sexual humana.

Proposta a ser desenvolvida: Aula interativa com apresentação do vídeo "Medo de quê?" (18 minutos), produzido com uma parceria ECOS, Instituto Promundo, Instituto PAPAI e Salud Gênero.

Estratégia: Apresentação do vídeo “Medo de quê?”. Após assistir, ouvir opiniões dos educandos acerca do vídeo. Inicialmente, o mediador não oferecerá julgamento de quaisquer tipo. Após ouvir os educandos, informar sobre o tema central e objetivos da atividade. Fazer questionamentos que induzam a reflexão sobre a história, promovendo analogias à sociedade em que vivemos, ressaltando sobre o direito de escolha de cada um, colocar-se no lugar do outro, além de ressaltar que todos somos iguais, porque somos humanos, e principalmente, temos direito de escolher o que nos faz feliz.

Recurso: Computador, tela de projeção.

Avaliação: Observar participação da turma e interesse pela temática. 

REFERÊNCIA: Medo de quê? Produção Aliança H, com parceria da ECOS, Instituto Promundo, Instituto PAPAI e Salud Gênero. Duração: 18 minutos. Promoção da cidadania e dos direitos humanos para a população GLBTTT. Porto Alegre: Grupo Outra Visão, 2006. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=oryExiO5PL4 Acesso em 31 de outubro de 2017. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário!