A diversidade cultural se opõe a homogeneização e a imposição cultural. Historicamente, os preconceitos são passados de geração
em geração, e é notável que a sexualidade ainda é um assunto cercado por tabus sociais, mesmo em tempos de globalização.
É na escola, um espaço interacional, onde ocorrem os encontros entre diversidades de todos os tipos e práticas sociais. Deste modo, deve-se pensar no espaço
escolar como o local propício para trabalhar a inclusão às diversidades e desconstrução do preconceito.
Lima (2008, p.35) considera que o preconceito implica um sentimento ou uma ideia estereotipada de características individuais ou grupais, que correspondem a valores negativos.
Contudo, é importante considerar que a sociedade brasileira é constituída pela pluralidade, o que torna imprescindível o trabalho de inclusão social, o que remete a importância da escola
nesse sentido.
A palavra inclusão pressupõe acolhimento, levando em consideração a aceitação, valorização e compromisso. A sensibilização
e um novo olhar por parte de educandos e educadores nesta tarefa, com intuito de minimizar prejuízos acadêmicos e emocionais, faz-se essencial.
Um modo de trabalhar o assunto com o Fundamental II
Exibição do vídeo “Medo de quê?"
Sinopse: Desenho animado sem palavras, elaborado para provocar reflexões críticas que contribuem para
o respeito à diversidade sexual e redução da homofobia entre homens jovens. Marcelo é um garoto que descobre o desejo e afetividade com outro rapaz jovem e o vídeo acompanha parte de sua
trajetória. Marcelo é um garoto que, como tantos outros, é cheio de sonhos, desejos e planos. Descobre que sente atração afetivo-sexual por rapazes. Seus pais, seu amigo João e a comunidade
onde vivem têm outras expectativas em relação a ele, que nem sempre correspondem aos desejos de Marcelo. Esse desenho animado sem falas é um convite à reflexão sobre esses medos e à
busca de uma sociedade mais plural, solidária e cidadã.
Objetivo de aprendizagem (pode-se explorar a temática de acordo com a pretensão do educador e faixa etária/maturidade/cultura dos educandos):
● Promover discussão sobre padrões de comportamento em relação ao namoro e a vivência
de Marcelo, em experimentar uma relação hétero e homossexual;
● Refletir a razão pela qual a sexualidade do outro causa incômodo;
● Propiciar uma análise aos educandos sobre o comportamento e as expectativas e relações sociais
do personagem (família, amigos, amor);
●Inquirir aos educandos, se há certo ou errado quanto à orientação sexual do personagem,
considerando o comportamento da família e amigos do mesmo;
● Refletir sobre as questões de intolerância às diversidades sexuais apresentadas no vídeo,
observando o contexto nas entrelinhas da história;
● Analisar sobre o que é o convencional na sociedade (heteronormatividade) e as relações homo afetivas;
● Observar como os educandos pensam sobre as relações homo afetivas;
● Promover reflexão sobre a empatia, cidadania, humanização.
● Propiciar aos alunos, um olhar sensível e de respeito à livre orientação sexual, com
a ideia de reduzir o ímpeto de discriminação e sexismo.
●Promover uma reflexão sobre homossexualidade e homofobia, procurando sensibilizar os participantes a uma maior
aceitação da diversidade sexual humana.
Proposta a ser desenvolvida: Aula interativa com apresentação do vídeo "Medo de quê?" (18 minutos), produzido com uma parceria ECOS, Instituto Promundo, Instituto PAPAI e Salud Gênero.
Estratégia: Apresentação do vídeo “Medo de quê?”. Após assistir,
ouvir opiniões dos educandos acerca do vídeo. Inicialmente, o mediador não oferecerá julgamento de quaisquer tipo. Após ouvir os educandos, informar sobre o tema central e objetivos da atividade.
Fazer questionamentos que induzam a reflexão sobre a história, promovendo analogias à sociedade em que vivemos, ressaltando sobre o direito de escolha de cada um, colocar-se no lugar do outro, além de ressaltar que todos
somos iguais, porque somos humanos, e principalmente, temos direito de escolher o que nos faz feliz.
Recurso: Computador, tela de projeção.
Avaliação: Observar participação da turma e interesse pela temática.
REFERÊNCIA: Medo de quê? Produção Aliança H, com parceria da ECOS, Instituto Promundo, Instituto PAPAI
e Salud Gênero. Duração: 18 minutos. Promoção da cidadania e dos direitos humanos para a população GLBTTT. Porto Alegre: Grupo Outra Visão, 2006. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=oryExiO5PL4 Acesso em 31 de outubro de 2017.
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