O que é ética?
O filósofo Adolfo Sánchez Vázquez conceitua Ética como a “ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. É uma ciência, pois tem objeto próprio, leis próprias e método próprio. O objeto da Ética é a moral”.
Ethos é uma palavra de origem grega, significa "caráter moral/modo de ser/índole".
Ou seja, ética é caráter moral, reflexão. No âmbito da sociologia e antropologia, o ethos são os costumes e os traços comportamentais que distinguem um povo. É o julgamento de uma conduta, ação, humana, com base em princípios morais de um determinado grupo ou sociedade. Aqui, reflete-se sobre as ações humanas em relação à vida de cada um e à vida em comunidade.
A ética é um ramo da filosofia que estuda a moral, os diferentes sistemas públicos de regras, seus fundamentos e suas características. É a parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.
A Ética teria surgido com Sócrates, pois se exigiu maior grau de cultura. Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência.
Através da Ética, decide-se sobre três questões da vida: * QUERO * DEVO * POSSO
Pois há coisas que:
QUERO, MAS NÃO
DEVO
DEVO, MAS NÃO
POSSO
POSSO, MAS
NÃO QUERO
Quem tem princípio ético, por exemplo, não pega o que não lhe pertence, pois isso é roubar. Seu comportamento moral lhe permitirá roubar ou não. Porque sabemos que roubar não é ético, mas os valores morais do individuo lhe guiará as decisões.
Os princípios são
universais e inabaláveis. Enquanto, os valores são
pessoais, subjetivos e, portanto, contestáveis.
Todo profissional tem um código ético a seguir, que lhe conduz pelo caminho certo. São regras de conduta pré-estabelecidas para que sigam os preceitos corretos, do bem maior. Estas práticas são normas que
visam o bem-estar integral da sociedade, assegurando sistematização e qualidade dos procedimentos de seus
profissionais dentro e fora das instituições e respaldo aos profissionais no exercício da profissão..
O que é moral?
Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes, ação. É um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano.
Os valores morais variam ao longo do tempo e moral é prática.
Moral pode ser definida como todo o sistema público de regras próprio de diferentes grupos sociais, que abrange normas e valores que são aceitos e praticados, como certos e errados. A moral impõe limites às condutas humanas, de modo que define o que posso ou não fazer, até onde vão meus direitos, quais os meios que posso utilizar para conquistar meus objetivos, se isso é certo ou errado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por deixar seu comentário!