O que é a dislexia?
"A Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas."
Segundo o site ABD, na pré-escola é possível perceber os seguintes sinais:(Definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em 2002 e pelo National Institute of Child Health and Human Development – NICHD).
- Dispersão;
- Fraco desenvolvimento da atenção;
- Atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem
- Dificuldade de aprender rimas e canções;
- Fraco desenvolvimento da coordenação motora;
- Dificuldade com quebra-cabeças;
- Falta de interesse por livros impressos.
E na idade escolar:
- Dificuldade na aquisição e automação da leitura e da escrita;
- Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);
- Desatenção e dispersão;
- Dificuldade em copiar de livros e da lousa;
- Dificuldade na coordenação motora fina (letras, desenhos, pinturas etc.) e/ou grossa (ginástica, dança etc.);
- Desorganização geral, constantes atrasos na entrega de trabalho escolares e perda de seus pertences;
- Confusão para nomear entre esquerda e direita;
- Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas etc.;
- Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas;
Um exemplo real
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Portal da dislexia |
Nesse mundo nosso, há necessidade de heróis... atitudes humanas, são dadas como heroísmo. Se nos prestássemos a olhar além da superfície, teríamos condições de detectar diferenças ou discrepâncias, sem praticar tanto a infeliz mania de rotular. O professor nessas horas ganha uma tarefa de extrema importância, que pode ter um peso de salvar ou condenar um aluno.
O professor deve ter lealdade com a profissão, que vai muito além de passar conteúdo e cobrar feed back. Não somente um olhar atento aos alunos, mas um compromisso com a missão de educar e valorização do estudante como protagonista no processo ensino-aprendizagem. É preciso estudar, pesquisar transtornos, síndromes e disfunções, que muitas vezes são melhor vistas na escola. O mínimo que se possa 'desconfiar' de algo que destoa, pode ser o caminho para amenizar o sofrimento de um aluno e encurtar a trilha que o leve para maior desenvolvimento de suas capacidades, habilidades e potencialidades.
Famosos com dislexia:
Assista na íntegra:
Como estrelas na terra
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